Nesta quarta-feira, 3 de março, quando se celebra o Dia Mundial da Audição, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança seu primeiro Relatório Mundial de Audição, com a análise de dados globais a respeito deficiência auditiva e enfermidades no ouvido em todas as fases da vida. A OMS promove a campanha “Cuidados auditivos para todos! Filtrar, reabilitar, comunicar”.
O primeiro Relatório Mundial sobre Audição, lançado nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que um quarto da população global, ou o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de pessoas, terá algum grau de perda auditiva em 2050. O estudo destaca, entretanto, que cerca de 60% das perdas podem ser evitados com investimentos em prevenção e tratamento de doenças ligadas à surdez. Segundo a OMS, o retorno é de US$ 16 para cada US$ 1 investido.
A OMS recomenda que os tratamentos auditivos façam parte dos planos nacionais de saúde. Para a população adulta, em especial, a orientação é fazer uma boa higiene dos ouvidos, controlar os ruídos e manter níveis seguros de volume para reduzir o potencial de perda auditiva.
“A perda auditiva tem efeitos nocivos quando não diagnosticada e tratada devidamente, tem impacto na linguagem, na comunicação, na vida acadêmica e, entre outros, está associada a aceleração da perda cognitiva, como mostram estudos atuais”
Entre os objetivos, a campanha deste ano busca ressaltar a importância da boa audição e comunicação em todas as fases da vida e destaca o diagnóstico e tratamento, pois quando identificada em tempo hábil, pode-se buscar os cuidados apropriados.
As formas de prevenção da perda auditiva, o que inclui proteção contra sons altos, boas práticas de cuidado do ouvido e imunização, sobretudo, a verificação periódica de sua audição. E aquelas com alguma perda auditiva ou doenças de ouvido relacionadas devem fazer o acompanhamento com um profissional de saúde, seja o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.
Confira alguns materiais divulgados pela OMS:
Cheque sua Audição
Faça um teste auditivo online, nosso aplicativo A idade dos seus ouvidos está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos de smartphones:
Caso observe alguma diminuição ou perda na audição, procure um otorrino ou um fonoaudiólogo.
Referência:
UFMG www.medicina.ufmg.br/no-dia-mundial-da-audicao-campanha-alerta-que-cuidados-auditivos-e-para-todos
OMS https://www.who.int/