Hoje, nós da Microsom, gostaríamos de responder a uma pergunta que é da grande maioria do nosso público….
QUANTO CUSTA UM APARELHO AUDITIVO??????
Os nossos aparelhos auditivos, assim como os da maioria das marcas conhecidas e de confiança, custam em torno de 4000 reais cada. Mas antes de achar inacessível gostaríamos de esclarecer pontos muito importantes para essa aquisição.
Após identificada a perda auditiva, e ser encaminhado para um teste com aparelho auditivo, o paciente começa a se perguntar…. Quanto isso vai me custar??? Qual o benefício irá me trazer???
Desta forma, a melhor opção é procurar uma loja especializada e contar com um fonoaudiólogo capacitado que lhe instruirá quanto as etapas necessárias para esclarecer suas dúvidas e responder com clareza às suas perguntas.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que existem diferentes TIPOS e GRAUS de perdas auditivas e diferentes TIPOS e TECNOLOGIAS de aparelhos auditivos. Esses dois componentes, associados a disponibilidade financeira e outras individualidades do paciente (idade, profissão, destreza, vaidade) determinarão qual o “melhor” aparelho auditivo a ser testado e aí sim, o paciente poderá vivenciar essa experiência que lhe trará uma resposta muito importante….
A Relação CUSTO-BENEFÍCIO
Na prática clínica podemos observar que a grande maioria das pessoas acreditam que o custo do aparelho auditivo está vinculado ao seu tamanho (quanto menor mais caro).
Isso não é verdade!!!
Após ter a certeza de que o aparelho auditivo que você testará e devidamente registrado na ANVISA, o próximo passo e saber que para cada nível de tecnologia. Existem diferentes tipos de aparelhos auditivos:
- CIC – indicado para casos que vão desde perdas auditivas leves a moderadamente severas, é o menor tipo de aparelho auditivo e tem uma pequena extensão fora do conduto;
- ITC – indicado para perdas auditivas leves a moderadamente severas, ele é levemente visível e se ajusta fora do canal auditivo, permitindo um menor volume de ar entre o receptor e a membrana timpânica;
- ITE – aparelho auditivo maior em uma única peça, indicado para perda auditiva leve a severa, é considerado potente e tem um botão de controle manual;
- BTE – composto por duas partes, uma posicionada atrás da orelha e outra no canal auditivo (molde), é o aparelho auditivo mais potente, indicado para perda leve a profunda;
- RIC – são os aparelhos mais modernos, indicados para perda auditiva leve a severa, considerados miniaturas do BTE, nos quais o canal não fica ocluído, de forma que o som natural também entre no ouvido.
A TECNOLOGIA nos diz o quanto esse aparelho auditivo pode ser INTELIGENTE, partindo de tecnologias básicas até as avançadas com recursos do tipo conectividade com aparelhos celulares IOS ou Android. Lembrando que os aparelhos auditivos básicos apenas apresentam menos recursos, porém são altamente capazes de superar as expectativas do paciente-cliente.
Desta forma, pode se escolher um aparelho auditivo de tecnologia básica (menor valor) mesmo sendo aquele “pequenininho” dentro da orelha.
Modelos e tecnologias estão totalmente vinculados a cada fornecedor (marca) assim como a assistência prestada ao consumidor (cliente-paciente). Sendo assim, não basta sabermos apenas o valor do aparelho auditivo, mas estar atento ao atendimento prestado, acompanhamento regular, por parte da empresa fornecedora.
Muito importante ressaltar que além dos aparelhos auditivos melhorarem a audição, eles propiciam, por meio dos estímulos sonoros e estímulos cerebrais importantes, para o retardo de doenças tais como Demência e Mal de Alzheimer.
Todos esses requisitos devem ser avaliados e o consumidor poderá perceber que o aparelho auditivo pode funcionar como um tratamento, promovendo a melhora na QUALIDADE DE VIDA.
Com essas informações concluímos que somente após um teste e atendimento de qualidade, além de condições de pagamento, pode se avaliar o quanto os aparelhos auditivos podem VALER A PENA.
E cuidado com os anúncios na internet de aparelhos auditivos com valor aproximado de 300 reais. Eles não passam de amplificadores os quais além de não serem eficientes podem ser prejudiciais à sua audição.
Espero que essas informações tenham sido suficientes para você dar o seu primeiro passo rumo a essa experiência inesquecível.
VENHAM NOS CONHECER…
AGUARDAMOS SUA VISITA!!!