Blog Microsom

Notícias sobre cuidados com a saúde.

banner-blog-aasi_versus_amplificador

Qual a diferença entre aparelho auditivo e amplificador auditivo

O aparelho auditivo é um aparelho utilizado para amplificar as ondas sonoras e com isso, compensar a deficiência auditiva. Este dispositivo tem um microfone, um amplificador e um receptor, que atuam integradamente para permitir que o indivíduo ouça os sons que são transmitidos no ambiente.

Aparelhos auditivos são o primeiro recurso utilizado após o diagnóstico de deficiência ou perda auditiva. O dispositivo é moldado a cada paciente, o que o torna específico e ideal para o tratamento de compensação dos sons.

Assim que diagnosticada a perda de audição, é extremamente importante o acompanhamento frequente com profissionais capacitados. O tratamento com o uso de aparelhos auditivos marca o início do tratamento, que também demanda revisões periódicas com fonoaudiólogo para adaptação.

A busca pela informação correta é sempre um desafio para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Um exemplo em particular, é que a perda auditiva pode ser agravada com o uso de amplificadores de som. Estes dispositivos não devem ser usados por indivíduos que possuem qualquer nível de surdez.

Já os amplificadores atuam apenas amplificando os sons do ambiente, como o próprio nome diz. O que fica muito confuso para diversas pessoas leigas é que os amplificadores de som não são recomendados para quem apresenta alguma perda de audição constatada. Tais aparelhos não tem como função compensar a deficiência auditiva, e, portanto, não supre as necessidades da surdez.

Estes dispositivos são utilizados apenas para intensificar o som. Seu uso principal é para esporte e lazer/entretenimento. Essa informação muitas vezes é passada e/ou interpretada de forma incorreta pelos consumidores. O que leva a pessoas com deficiência auditiva a comprarem os amplificadores.

A amplificação do som em pacientes com perda auditiva pode trazer ainda mais danos à sua audição. Tais aparelhos não só não funcionam como tratamento, mas também podem gerar complicações à saúde e, também, atrasar o diagnóstico correto da deficiência.

🦻 Aparelho Auditivo:
👉 Regulamentado pela ANVISA e o INMETRO
👉 Suporte com o fonoaudiólogo para melhor uso do aparelho
👉 Segurança na utilização
👉 Amplifica onda sonoras

🔊 Amplificador de Som (ou Amplificador Auditivo):
👉 Sem regulamentação
👉 Sem suporte fonoaudiológico
👉 Risco de piora da perda auditiva
👉 Amplifica som ambiente

Resumindo: os amplificadores auditivos analógicos apenas oferecem volume de som – ouvir tudo mais alto – ao passo que os aparelhos auditivos digitais proporcionam mais clareza, nitidez e uma audição plena, mais natural e confortável.

Aos primeiros sinais de perda auditiva, a pessoa deve procurar um médico otorrinolaringologista para fazer um diagnóstico completo. Caso seja indicado o aparelho auditivo, o fonoaudiólogo junto com o paciente escolherá a melhor solução para seu tratamento. Agende uma visita.

Gostou?
Compartilhe nas
redes sociais:

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-whatsapp" aria-hidden="true"></i> Share on whatsapp

Leia também...

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)