O aparelho auditivo é um aparelho utilizado para amplificar as ondas sonoras e com isso, compensar a deficiência auditiva. Este dispositivo tem um microfone, um amplificador e um receptor, que atuam integradamente para permitir que o indivíduo ouça os sons que são transmitidos no ambiente.
Aparelhos auditivos são o primeiro recurso utilizado após o diagnóstico de deficiência ou perda auditiva. O dispositivo é moldado a cada paciente, o que o torna específico e ideal para o tratamento de compensação dos sons.
Assim que diagnosticada a perda de audição, é extremamente importante o acompanhamento frequente com profissionais capacitados. O tratamento com o uso de aparelhos auditivos marca o início do tratamento, que também demanda revisões periódicas com fonoaudiólogo para adaptação.
A busca pela informação correta é sempre um desafio para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Um exemplo em particular, é que a perda auditiva pode ser agravada com o uso de amplificadores de som. Estes dispositivos não devem ser usados por indivíduos que possuem qualquer nível de surdez.
Já os amplificadores atuam apenas amplificando os sons do ambiente, como o próprio nome diz. O que fica muito confuso para diversas pessoas leigas é que os amplificadores de som não são recomendados para quem apresenta alguma perda de audição constatada. Tais aparelhos não tem como função compensar a deficiência auditiva, e, portanto, não supre as necessidades da surdez.
Estes dispositivos são utilizados apenas para intensificar o som. Seu uso principal é para esporte e lazer/entretenimento. Essa informação muitas vezes é passada e/ou interpretada de forma incorreta pelos consumidores. O que leva a pessoas com deficiência auditiva a comprarem os amplificadores.
A amplificação do som em pacientes com perda auditiva pode trazer ainda mais danos à sua audição. Tais aparelhos não só não funcionam como tratamento, mas também podem gerar complicações à saúde e, também, atrasar o diagnóstico correto da deficiência.
? Aparelho Auditivo:
? Regulamentado pela ANVISA e o INMETRO
? Suporte com o fonoaudiólogo para melhor uso do aparelho
? Segurança na utilização
? Amplifica onda sonoras
? Amplificador de Som (ou Amplificador Auditivo):
? Sem regulamentação
? Sem suporte fonoaudiológico
? Risco de piora da perda auditiva
? Amplifica som ambiente
Resumindo: os amplificadores auditivos analógicos apenas oferecem volume de som – ouvir tudo mais alto – ao passo que os aparelhos auditivos digitais proporcionam mais clareza, nitidez e uma audição plena, mais natural e confortável.
Aos primeiros sinais de perda auditiva, a pessoa deve procurar um médico otorrinolaringologista para fazer um diagnóstico completo. Caso seja indicado o aparelho auditivo, o fonoaudiólogo junto com o paciente escolherá a melhor solução para seu tratamento. Agende uma visita.