Blog Microsom

Notícias sobre cuidados com a saúde.

jornada-paciente-apneia

Tratamento para AOS

Qual é o Tratamento para Apneia Obstrutiva do Sono?

Se você tiver AOS LEVE, seu médico pode sugerir:

  • Redução de peso;
  • Redução da ingestão de bebida alcoólica;
  • Interrupção da utilização de medicação indutora de sono;
  • Cessação do hábito tabágico – isso irrita o revestimento nasal;
  • Redução da congestão nasal com sprays nasais;
  • Considerar a opção cirúrgica/consultar um otorrinolaringologista;
  • Utilização de aparelho intraoral ajustado de modo personalizado para mover a mandíbula inferior anteriormente durante a noite (avanço mandibular).

Tomar algumas dessas ações pode ajudar a reduzir a gravidade da AOS leve. No entanto, se você é portador de apneia obstrutiva do sono de MODERADA a GRAVE, as informações anteriores terão pouco ou nenhum efeito sobre o tratamento da doença. Para esses pacientes, o tratamento mais eficaz e amplamente aceito é o CPAP, ou pressão positiva contínua nas vias aéreas.

CPAP e como funciona

A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento mais simples e eficaz disponível para a AOS. O CPAP consiste em uma máscara ajustada confortavelmente que veda o nariz, a boca ou a boca e o nariz simultaneamente. Esta máscara é conectada a uma turbina eletrônica que fornece fluxo de ar através de um circuito. O suprimento de um fluxo de ar para as vias aéreas superiores desta maneira cria pressão positiva nas vias aéreas. Essa pressão positiva mantém as vias aéreas patentes, evitando o colapso durante o sono. O tratamento com CPAP é utilizado somente durante o sono e necessita ser utilizado SEMPRE que o portador de AOS dorme. O usuário sentirá alívio quase imediato dos sintomas com essa forma de tratamento. Entretanto, é um tratamento e não a cura, e se for interrompido, as vias aéreas continuarão a colapsar.

Os equipamentos de CPAPs são portáteis, leves e podem ser utilizados em domicílio ou em viagens. A variação de pressão para a maioria dos equipamentos de CPAP é de 4 a 20 cmH2O e a pressão que você necessita será determinada em um laboratório de sono durante a polissonografia de titulação.

Diferenciais Microsom

Otimizar a terapia de CPAP para cada paciente pode melhorar a aceitação da terapia, a qualidade do sono e, por fim, a qualidade de vida.

Grupo Microsom, seguimos um rigoroso protocolo de adaptação para que você possa se sentir acolhido, bem atendido e principalmente que tenha sucesso em sua adaptação.

Por isso, desenvolvemos um acompanhamento onde todos os nossos pacientes podem ter uma atenção voltada para seu tratamento, passar por visitas programadas e tirar suas dúvidas com nossos especialistas sempre que precisar.

Gostou?
Compartilhe nas
redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também...

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)