Perda auditiva é a falta de habilidade para perceber ou interpretar o som.
A perda auditiva varia desde a dificuldade de ouvir sons suaves, ou entender a fala, até a completa surdez. Não é apenas como ouvir sons com volume mais baixo; ao invés disso, existem alguns sons ou tons que são muito mais difíceis de se ouvir do que outros.
A maioria das pessoas experimentam algum grau de perda auditiva, já que isso faz parte do envelhecimento natural. Entre 30 e 40 anos de idade, as células ciliadas do ouvido interno começam a morrer. O processo é diferente em cada corpo, mas para aproximadamente uma em cada dez pessoas, a perda alcança um ponto em que é necessário o uso de um aparelho.
CAUSAS DA PERDA AUDITIVA
Existem três tipos principais de perda auditiva: condutiva, neurosensorial e mista. A perda condutiva se dá quando a porção externa ou média da orelha está afetada impedindo a condução adequada do som. A perda neurosensorial se dá quando há problemas na poção mais interna da orelha, como na cóclea. Já a perda auditiva mista acontece quando existem problemas tanto nas porções mais externas quanto na interna. Diversas são as causas da perda de audição, como o envelhecimento, a exposição prolongada a sons fortes, o uso de determinados medicamentos, entre outras. Em alguns casos a perda auditiva pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com a deficiência.
AVALIAÇÕES AUDITIVAS
O médico otorrinolarigologista é o profissional responsável por investigar e diagnosticar a perda auditiva. Dentre os exames realizados para detectar a presença de problemas auditivos está a audiometria. Trata-se de um teste auditivo em cabine, realizado por um fonoaudiólogo, onde o paciente responde aos sons que consegue escutar. Neste exame o profissional fonoaudiólogo investiga qual a menor intensidade que o paciente consegue captar em diversas frequências diferentes. Com a audiometria é possível saber se existe a perda auditiva bem como o grau de severidade da mesma. Se achar necessário, o médico poderá solicitar exames complementares para concluir o diagnóstico.