Blog Microsom

Notícias sobre cuidados com a saúde.

banner-blog-como-higienizar-seu-aasi-2

Como higienizar adequadamente seu aparelho auditivo em tempos de pandemia

A Pandemia provocada pelo novo Coronavírus provocou uma modificação nos hábitos das pessoas, mesmo nas tarefas mais corriqueiras. Por mais simples que sejam as ações, precisamos pensar em como nos proteger. É aí que os usuários de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) se perguntam: devo modificar a maneira de limpar meus aparelhos?
A infecção pelo novo coronavírus acontece por meio do contato com uma pessoa infectada, por gotículas de saliva, pela dispersão de aerossóis e também através de objetos e superfícies contaminadas, como mesas, cadeiras, celulares, acessórios, etc. Sendo assim, alguns cuidados devem, sim, ser direcionados também aos aparelhos auditivos.

  • O primeiro e mais importante deles: As mãos devem estar sempre muito bem higienizadas antes e após cada manuseio dos aparelhos auditivos, seja ao colocá-los pela manhã e retirá-los à noite, para troca de pilhas ou até mesmo para mudança de programa ou volume. A limpeza das mãos deve ser feita lavando-as com água e sabão. Na impossibilidade de lavar as mãos, o álcool em gel também pode ser utilizado.
  • Os aparelhos auditivos devem ser limpos diariamente. Manter a higiene adequada dos mesmos previne infecções, alergias e prolonga sua a vida útil (veja AQUI como cuidar de seus aparelhos auditivos).
  • Uso diário de desumidificador elétrico: este produto, além de desumidificar seus aparelhos auditivos, conta com a luz ultra-violeta, que elimina diversos micro-organismos dos mesmos.
  • O único produto que pode ser utilizado para a limpeza dos aparelhos auditivos, por serem equipamentos eletrônicos, é o álcool isopropílico. Este álcool é o mais apropriado pois sua porcentagem de água é menor do que 1%, tornando a possibilidade de oxidação das peças quase nula.

    ATENÇÃO: Não utilize, em hipótese alguma, outros produtos de limpeza tradicionais. Essas substâncias são corrosivas e abrasivas e podem danificar seus aparelhos auditivos. Se eles ainda estiverem em garantia, é considerado mau uso.
  • Não deixar seus aparelhos auditivos em mesas ou bancadas que não tiverem sido previamente limpas ou desinfetadas. Utilize sempre o estojo próprio para armazenamento do aparelho auditivo, que também deverá ser desinfetado com frequência.

    Estes cuidados podem minimizar a possiblidade de contágio através dos aparelhos auditivos. Na dúvida, procure um profissional fonoaudiólogo para que este possa fornecer orientações mais específicas. Conte conosco!

Gostou?
Compartilhe nas
redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também...

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)